Os benefícios da soja para a saúde

Benefícios da soja na menopausa

 Benefícios da soja na menopausa

A soja é um alimento muito nutritivo, pois é rico em proteínas, fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais. Além disso, a soja apresenta isoflavonas, um fitoestrógeno importante para a saúde das mulheres, pois apresenta uma estrutura química semelhante ao estrogênio, um hormônio feminino que é responsável pelo funcionamento de tecidos em todo o corpo da mulher.

O climatério é um conjunto de sinais e sintomas que precedem ou sucedem a menopausa. Isso ocorre devido à falência dos ovários, ou seja, redução da produção de hormônios (estrogênio) pelos ovários. Entre os sintomas estão: ondas de calor (fogacho), taquicardia, dor de cabeça, dores musculares, osteopenia, osteoporose, alterações das concentrações de colesterol no sangue e sintomas psicológicos.

Por sua semelhança química com o estrogênio, o fitoestrógeno da soja é capaz de exercer efeitos similares e assim, reduzir os sintomas da menopausa. Alguns estudos mostraram que o consumo de fitoestrógeno reduz as frequências de calor em 50-60% das mulheres na menopausa.

Além disso, o consumo de soja pode auxiliar na redução do colesterol sanguíneo observados em mulheres no climatério. Por ser rica em fibras, a soja auxilia na redução de absorção de gorduras da dieta. Os fitoestrogenos encontrados na soja também auxiliam na redução do LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Há evidências ainda que os fitoestrógenos auxiliem a reduzir o desenvolvimento de câncer de mama e útero, e diminuem a perda de cálcio dos ossos, reduzindo as chances de desenvolver osteopenia e osteoporese.

A soja possui ainda polifenóis, substancias com ações antioxidantes, que auxiliam no combate dos processos de defesa do organismo e reduzem o envelhecimento precoce das células, mantendo assim, a saúde e vitalidade do organismo.

Outro beneficio é que a proteína da soja é considerada uma proteína de alto valor biológico, pois apresenta todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, a soja não apresenta gorduras saturadas e trans, podendo assim, ser consumida como substituição ao consumo de carnes.

Por todos esses benefícios o consumo de soja deve ser considerado pelas mulheres, principalmente a que já estão no climatério, com o objetivo de reduzir os sintomas da menopausa e manter sua qualidade de vida.