O que são suplementos alimentares?

O que são Suplementos Alimentares?

 

 

 

O que são suplementos alimentares?

O que são suplementos alimentares?

 

Muitas pessoas ainda têm duvidas e muito receio sobre os suplementos alimentares. Afinal o que são suplementos alimentares? Para que eles servem?

Suplementos alimentares são definidos como produtos usados com o propósito de suplementar a dieta, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, é insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Os suplementos alimentares fornecem fontes concentradas de nutrientes (vitaminas e minerais) ou outras substâncias com efeito nutricional, sozinhos ou combinados, vendidos em doses formuladas e feitos para serem usados em pequenas quantidades. Os suplementos alimentares não substituem uma alimentação saudável e equilibrada.

Os suplementos proteicos por exemplo são orientados para suplementar a ingestão de proteínas da dieta, como por exemplo, em atletas com necessidades aumentadas, pacientes desnutridos, redução da sarcopenia, recuperação/ manutenção da massa muscular, entre outros. Os suplementos proteicos podem ser obtidos do leite (whey protein e caseína), do ovo (albumina), da soja (soy) entre outros.

Existem ainda suplementos de fibras alimentares, aminoácidos, hipercalóricos, repositores hidroeletrolíticos, creatina, cafeína entre outros. Todos com a função principal de complementar a alimentação e exercer efeitos benéficos ao organismo. Os suplementos têm a vantagem de serem práticos para o consumo e muitas vezes mais fáceis de serem digeridos. No entanto o uso inadequado dos suplementos também podem trazer efeitos indesejáveis ao organismo.

O nutricionista é o profissional capacitado para analisar a dieta das pessoas e orientar uma alimentação saudável e equilibrada, e quando necessário prescrever suplementos alimentares de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. É certo que a ingestão adequada dos nutrientes contribui para a manutenção da saúde e para que os objetivos, sejam eles para perda ou ganho de peso, recuperação do estado nutricional ou ainda para a melhora do desempenho esportivo, sejam atingidos.